Meio Ambiente - Problemas e Soluções

PROBLEMAS AMBIENTAIS ATUAIS

Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados.

É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada um desses itens está sofrendo algum tipo de degradação.

Quais as soluções para a poluição

Em primeiro lugar o que falta é a concientização da população, pois a maioria ainda acha que poluição é problema de qualquer um menos dele. começar a trabalhar com crianças, dá resultados, pois é mais fácil despertar interesse delas sobre o assunto. O conceito chave eu diria que é minimizar o impacto ambiental, ou seja o que você pode fazer para diminuir a poluição, gerar menos lixo, pensar no destino final dele, incentivar a reciclagem, o reflorestamento, preservação de florestas, arborização das cidades, economizar água, energia… e por ai vai!
*Materiais reciclaveis
reciclagem_1habi.gif

A poluição ambiental, portanto, se instalava junto com a industrialização e o crescimento populacional, o que desencadeava uma série de problemas ambientais que, para a época, não eram considerados prejudiciais, sempre considerando o caráter infinito dos recursos naturais.

Atualmente temos consciência que a degradação de um ambiente qualquer provoca vários impactos, de baixa ou alta relevância, mas que somados podem levar ao desaparecimento de ecossistemas inteiros.

A RECICLAGEM E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO LIX
O lixo é um dos graves problemas da sociedade atual. O consumismo desenfreado e o crescimento populacional colaboram para essa afirmação. O espaço para destinação final dos resíduos está cada vez mais difícil, pois grandes áreas são destinadas para os aterros sanitários. A reciclagem é uma atividade que ajuda e muito a diminuir o problema, porém algumas ações são necessárias para a disseminação da mesma. Impostos que são cobrados duas vezes para a fabricação de produtos recicláveis e a educação ambiental da população, pois se as pessoas separarem o seu lixo,o material fica limpo e consequentemente vale mais no mercado da reciclagem. O governo deve investir na educação ambiental, mas para iso é preciso formar muitos professores nessa área e criar cursos de licenciatura para formação desses Agentes educadores, além disso a educação ambiental deve ser tratada de forma singular, ou seja, deve ser uma disciplina que faça parte da grade curricular em todos os níveis escolares, como também deve ser estudada de forma à abranger todas as outras disciplinas.

"Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos."
Albert Einstein